Técnico usa tecnologia para fazer Corinthians mais forte

Gritos no campo, chutes na bola, orientações ao pé do ouvido, repetições das jogadas... Os métodos de um treinador comum não satisfazem Tite.

O homem que faz do Corinthians o atual líder do Campeonato Brasileiro de 2011 está viciado em uma tecnologia usada para preleções e conversas particulares com os jogadores.

Desde agosto do ano passado, quando foi treinar o Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, Tite implementou em seu trabalho um programa de informática de cerca de R$ 2.500,00. Na época, a dificuldade da língua obrigou-o a encontrar uma forma de se comunicar melhor com os seus comandados.

Um sistema interativo permite que ele mostre vídeos, "paralise" jogadas, assinale posicionamento e função para o jogador, indique onde e por que é mais fácil fazer um gol, mostre todos os perigos do adversário, entre outros aspectos.

Um exemplo: na final da Liga dos Campeões, entre Barcelona (ESP) e Manchester United (ING), chamou atenção a marcação do atacante David Villa, na própria área, com o placar de 3 a 1 a favor dos espanhóis. Semanas depois, no clássico contra o São Paulo, Jorge Henrique interceptava um lançamento para o volante Jean, quase na pequena área alvinegra.

– Os atletas têm de saber por que perdem ou ganham – diz Tite.

No Corinthians já são cinco os profissionais dedicados a captar todos os elementos, de partidas no Brasil e no mundo, para ajudar o técnico: Luis Felipe Batista, Fernando Lázaro Alves, André Dias, Thiago de Rose e Robson Amorim.

– Depois dos treinos, Tite sempre vem com uma listinha. Em outros casos, nós selecionamos e passamos para ele. Virou um vício assistir aos jogos. Até a minha noiva fica vendo e pensando nisso (risos) – brinca Fernando, que é filho do ex-lateral Zé Maria, ídolo dos anos 70.

Tite garante que a aceitação dos atletas tem sido positiva e que a interação de ideias é grande em preleções. Se a tecnologia avança, por que não inovar nos métodos?

O PROGRAMA: eBeam

O que é
Um sistema interativo que utiliza tecnologia baseada em infra-vermelho. Com o programa, é possível transformar uma parede, quadro branco ou até uma televisão em lousa digital interativa.

Como funciona
O receptor portátil é fixado onde a imagem será exibida. É preciso conectá-lo a um computador por USB ou pelo dispositivo Blue-Tooth. A imagem é gerada através de um projetor que fica ligado ao computador. Para acessar as funções do programa, há uma caneta eletrônica. Portanto, não são necessários mouse ou teclado.

Quem usa
O programa é o preferido de professores e palestrantes. Tite, inclusive, já usou-o em palestras recentes. É possível captar vídeos e imagens, realizar e apagar marcações. No Corinthians, os atletas têm interagido com as orientações e sugerem anotações para o técnico.

RECURSOS TECNOLÓGICOS PREFERIDOS...

Vídeos
Todos as partidas do Corinthians são gravadas. São destacados erros de posicionamento, falhas individuais ou até mesmo lances que servem de exemplo positivo. Os jogos da Copa América, do Brasil e outras seleções, também serão alvo para análise da equipe de edição do clube alvinegro.

Tática 3D
Tite traça o esquema tático e jogadas ensaiadas para as partidas. Os jogadores são como peças de futebol de botão.

Mapas de posicionamento
Um verdadeiro Raio-X do adversário é traçado. Além das opções de escalação, o estudo analisa a porcentagem dos tipos de jogada do rival, por quem a bola passa mais, quais as eventuais falhas...

Estatísticas
Todos os dados possíveis são colhidos para virar uma teoria para Tite. O treinador gosta de saber do índice de gols marcados ou sofridos em cada tempo, como foram, entre outras coisas.

OS EXEMPLOS...

Barcelona (ESP) x Manchester United (ING)
Tite destacou a postura da equipe espanhola na decisão da Liga dos Campeões, neste ano. O Barça vencia por 3 a 1 e fazia marcação-pressão no campo rival a dez minutos para o fim do jogo. O vídeo produzido destaca 13 tentativas de roubadas de bola, até a posse ser retomada novamente.

Solidariedade: Villa e JH
Neste mesmo jogo, o técnico elogiou a dedicação do artilheiro David Villa, que estava marcando o lateral rival na própria área, também no fim do jogo. No vídeo ele sinaliza o posicionamento do jogador, que alguns segundos depois já estava na frente para receber um passe. O exemplo foi trazido para o Nacional. Em outro vídeo, Jorge Henrique aparece correndo para cobrir as costas de Fábio Santos, no clássico contra o São Paulo, no Pacaembu. O placar ainda estava 0 a 0 quando Jorge corta um cruzamento que acharia Jean livre, na cara de Julio Cesar. No fim, o Corinthians goleou por 5 a 0.

Alemanha x Argentina
A postura dos alemães na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, é referência. Na goleada por 4 a 0 sobre os hermanos, destaque para um lance em que perdiam a bola na frente e continuavam a marcação pressão para retomá-la. Naquele jogo, Klose, Özil, Müller e Cia. deram show. Era a confirmação da jovem seleção da Alemanha no cenário do futebol mundial. Na Copa, ficaram em terceiro.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário