Contratações de volantes: sucesso em série no Timão

Ralf foi chamado pelo técnico Mano Menezes para o próximo amistoso da Seleção Brasileira, contra a Alemanha, dia 10 de agosto, em Stuttgart, na Alemanha. A convocação confirma o sucesso corintiano nas contratações de volantes.

Desde o início de 2008, quando o clube passou a viver um novo momento após a queda para a Série B, buscar jogadores desconhecidos dessa posição e vê-los brilhar com a camisa alvinegra virou uma rotina.

Para se ter ideia da felicidade e competência da diretoria para trazer volantes, o atual camisa 5 é o terceiro que vestirá a amarelinha nos últimos três anos. Jucilei e Elias foram os outros chamados pelo treinador.

O primeiro chegou completamente desconhecido, vindo do J. Malucelli (atual Corinthians paranaense). Com a venda de Cristian para o futebol turco, tornou-se titular da equipe. Quando seu ex-treinador no Parque São Jorge assumiu a Seleção, levou Jucilei pela primeira vez.

Elias, por sua vez, veio da Ponte Preta. Após o vice-paulista, em 2008, o Timão conseguiu contratá-lo com ajuda de investidores. Virou titular, ganhou títulos, tornou-se ídolo e, nas últimas convocações da Seleção, sempre esteve presente. Neste momento, está no Atlético de Madrid.

Mas fazer sucesso não precisa, necessariamente, ter vestido a camisa amarelinha. Outros dois volantes corintianos comprovam isso: Cristian, em 2008 e 2009, e Paulinho, atual dono da camisa 8 do Timão. O primeiro foi vendido para o Fenerbahçe (TUR), por sete milhões de euros (R$ 19 milhões na época). O segundo é considerado um dos principais jogadores do time líder do Brasileirão.

E a fábrica de contratar volantes não deve parar. Edenílson, que chegou do Caxias, já começa a conquistar seu espaço.


ÚLTIMOS VOLANTES CONTRATADOS: SUCESSO!

CRISTIAN - Veio do Flamengo, desacreditado. Em meados de 2009, foi vendido pelo Timão ao Fenerbahçe (TUR) por cerca de 7 milhões de euros (R$ 19 milhões, à época). Ídolo da torcida!

ELIAS - Trazido da Ponte após o vice paulista 2008. Chegou sob alguma expectativa, mas foi com seu futebol voluntarioso e gols importantes pelo Timão que ganhou notoriedade e chegou à Seleção.

JUCILEI - Contratado do J.Malucelli (hoje Corinthians paranaense), chegou como mero desconhecido. Virou titular com Mano e, com o mesmo treinador, chegou à Seleção. Volante está sumido na Rússia...

PAULINHO - Ex-Bragantino, contratado para ser opção em caso de saída de Jucilei ou Elias, além de possível insucesso de Edu, hoje diretor de futebol. Titulares saíram e ele virou peça fundamental.

EDENÍLSON: MAIS UM JÁ DESPONTA NO TIMÃO...

Edenílson, de apenas 21 anos, chegou do Caxias do Sul há cerca de dois meses, sem alarde. Nos treinos, mostrou qualidade e ganhou a confiança de Tite, tornando-se uma espécie de 14 titular da equipe, atrás de Alex e Emerson.

A vaga cativa do camisa 21 no banco de reservas parece pouco, mas não é. O jogador que veio há tão pouco tempo de uma equipe sem tanta expressão. Além disso, vale ressaltar que seus dois concorrentes têm mais peso e história dentro do clube. Moradei e Bruno Octávio, porém, se revezam para tentar ficar como opção para o treinador na suplência.

VOLANTES QUE PASSARAM PELO TIMÃO E CHEGARAM À SELEÇÃO: 

Brandão
Primeiro corintiano numa Copa do Mundo (1938).

Roberto Belangero
Só não foi à Copa de 1958 por contusão.

Dino Sani
Chegou ao Timão com 33 anos, famoso por ter atuado pela Seleção Brasileira.

Givanildo
Campeão do Torneio Bicentenário dos EUA, deixou Falcão no banco na ocasião.

Dunga
Jogou no Timão com 21 anos. História na Seleção foi feita depois, como veterano. Conquistou a Copa de 1994, nos EUA.

Zé Elias
Medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996). Quase foi à Copa de 98, na França. Foi preterido por Zagallo.

Vampeta
Último volante corintiano em Copas do Mundo. Foi pentacampeão, em 2002.


PARA OS COMPANHEIROS, O PITBULL

O torcedor o conhece pelo nome. Para os companheiros, porém, Ralf é chamado pelo apelido: pitbull. Além da brincadeira pela forma do seu rosto que, na visão dos mais brincalhões, se parece com um cachorro, sua postura de marcador nato, daqueles que “mordem” meias e atacantes, faz com que o apelido de pitbull vire o nome.

Não há um único companheiro que não reconheça seu valor tático. Um recente episódio, envolvendo um dos maiores astros do futebol mundial, mostra essa importância. No Brasileirão do ano passado, Ralf teve uma grave lesão no tornozelo direito, após sofrer entrada por trás do meia Douglas, num confronto com o Grêmio. Após mais de um mês longe dos gramados, ele ficou próximo de voltar à equipe na reta final.

Seu retorno, marcado para o jogo contra o Guarani foi comemorado por Roberto Carlos. Após perder do Vasco, quatro dias antes do jogo em Campinas, o astro foi perguntado sobre a iminente volta de Ronaldo Fenômeno. E ele respondeu...

– Estou feliz. Ralf está voltando. Isso será fundamental! – afirmou Roberto Carlos, esquecendo da importância do atacante e exaltando o retorno do camisa 5.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário