Com futuro incerto, Souza diz: 'O Corinthians é a minha casa'


Atacante afirma que quer jogar a Libertadores de 2011 pelo clube e revela problemas familiares que o atrapalharam esse ano


O fim da temporada se aproxima, e a permanência de Souza no Corinthians em 2011 se torna incerta a cada treinamento. Desde a chegada do técnico Tite ao clube, no fim de outubro, o atacante sequer foi relacionado para uma partida.

Antes mesmo do treinador gaúcho assumir o comando, o camisa 19 não tinha motivos para comemorar. Foi alvo de protestos das principais facções organizadas do Timão dois dias após a derrota por 2 a 0 para o Vasco, em São Januário, em 13 de outubro. A acusação é de que fez um gesto típico da torcida do Flamengo para os vascaínos - o punho cruzado.

Por causa da pressão, pediu dispensa à diretoria. Depois, estendeu a licença para cinco dias para acompanhar a recuperação de seu pai, Wladimir, que está internado em um hospital no Rio de Janeiro devido a um infarto.

Quando estava prestes a voltar ao time, uma amigdalite impediu o retorno diante do Vitória, no último dia 21, no Barradão. Agora, ele diz que dores no joelho esquerdo o atrapalham. Até por isso, não sabe se viaja com a delegação para Goiânia, onde o Timão enfrenta o Goiás no próximo domingo. A equipe tem de vencer e torcer por um tropeço do líder Fluminense, que tem um ponto a mais, para ser campeão brasileiro.

A seguir, a primeira manifestação pública do jogador depois dessa turbulência. Com contrato até o fim de 2012, ele quer permanecer no Corinthians para disputar a próxima Libertadores. Seu empresário, Carlos Leite, afirma que o futuro do atleta só será decidido após o campeonato e que não há propostas para ele deixar o Parque São Jorge.


LANCENET!: Como você avalia esse momento da sua carreira?

SOUZA: Nas vezes em que entrei em campo com a camisa do Cortinhians, sempre ajudei. Nesse ano não fui tão bem como no ano passado, quando ajudei o time na Copa do Brasil e no Paulista, mas mesmo assim sempre tive o apoio da maioria da torcida.

LNET!: Você mesmo disse que esse ano você não foi muito bem - marcou 7 gols em 28 partidas. Mas seu contrato vai até o fim de 2012.

S: A minha permanência no clube em 2011 vai depender do treinador (Tite). Vontade de ficar eu tenho, ainda mais para disputar a Libertadores do ano que vem.

Nota da Redação: O Timão já está classificado para o próximo torneio sul-americano. A equipe já garantiu, no mínimo, a terceira colocação do Brasileiro.

LNET!: Você ainda não foi relacionado pelo Tite. Como é o seu relacionamento com ele?

S: O contato com ele é bom. Ele disse que conta comigo, mas infelizmente ele me relacionou para um jogo e eu estava gripado, com a garganta inflamada. A gente se fala, cumprimenta, é um treinador muito educado.

LNET!: Faça um balanço do seu desempenho nessa temporada.

S: Joguei poucas partidas. Não fui bem, mas foi um momento difícil que tive com o meu pai, com a minha avó. Acabei sentindo muito, sou muito apegado ao meu pai. Minha vó morreu no fim do ano passado, meu pai teve um infarto mais ou menos na mesma época também. Depois ele saiu do hospital, mas teve de ser internado de novo no primeiro semestre desse ano e está lá no hospital.

LNET!: Teve ajuda de algum psicólogo nesse momento?

S: Não tive nenhum psicólogo. Foi mais a minha família, os meus amigos. Os caras do Corinthians levantando o meu astral. Eles foram importantes na minha vida. (Andrés Sanchez e Mário Gobbi) Foram duas pessoas importantíssimas.

LNET!: Esses problemas fora o atrapalharam, então?

S: Isso não é justificativa (o mau desempenho). Lógico que isso influenciou, mas muitas coisas foram se juntando. A torcida também não tem culpa. Sempre quando entrei em campo, a torcida me apoiou.

LNET!: Você foi o principal alvo dos protestos dos torcedores em outubro.

S: A torcida ficou chateada porque fiz um gesto que representa a torcida do Flamengo. Fiz isso porque sabia que ia ofender e provocar a torcida do Vasco. Eles botaram faixa porque fiz aquele gesto.

NR:Nessa mesma partida, Souza mostrou o dedo médio para os vascaínos e levou dois jogos de gancho do STJD.

LNET!: O ano de 2010 é para ser esquecido?

S: É um ano que poderia ter sido muito melhor. Quero esquecer por várias coisas.

LNET!: Nos bastidores, comenta-se muito que você é querido por todos no clube.

S: Me dou bem com todo mundo, com todos os funcionários. Sempre chego na hora certa para treinar. O presidente (Andrés Sanchez), Mário Gobbi sempre me ajudaram muito nessa hora (problemas de saúde dos familiares). Hoje eu me sinto em casa no Corinthians. Várias vezes o presidente disse que, se precisasse de dispensa para ficar com meu pai, ele daria. Não tenho nem o que falar sobre o Andrés e o Mário Gobbi.

LNET!: Você se arrepende de sua passagem pelo Corinthians?

S: Como que vou me arrepender se fui campeão Paulista e da Copa do Brasil (ambos em 2009)? Fiz gol na estreia do Brasileiro contra o Atlético-PR. Não fiz só partidas ruins, fiz partidas boas também. Infelizmente não tive ritmo de jogo. Fiquei muito feliz de ter vindo para o Corinthians, fiz grandes amizades aqui. Me sinto em casa no clube.

LNET!: O que projeta para 2011?

S: No ano que vem eu quero jogar. Onde eu joguei, fiz gols. Estou com vontade de jogar bola. Quero atuar 90 minutos. Jogar bom futebol como joguei no Flamengo, no Goiás (foi artilheiro do Brasileiro de 2006 com 17 gols pelo Esmeraldino).

LNET!: Qual foi o seu melhor jogo e o pior pelo Corinthians?

S: Vou lembrar das boas, das ruins eu não vou nem falar. Gostei do jogo que fiz contra o Vasco na Copa do Brasil do ano passado no Maracanã, mas não foi só esse, não. Tiveram outras, mas fico com esse.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário