Curinga Wilson Mano relembra episódio preponderante na conquista do caneco, que faz 'aniversário' nesta quinta
Há exatos 20 anos, o Corinthians fazia jus à última linha do seu hino e se tornaria o "clube mais brasileiro" com o título do Campeonato Nacional, o primeiro dos quatro que acumula em 100 anos de vida – outros foram em 1998, 1999 e 2005.
Na tarde de 16 de dezembro de 1990, Tupãzinho, o Talismã da Fiel, aproveitou rebote de Zetti, goleiro do São Paulo, para fazer o gol da vitória corintiana e levar à loucura milhares de alvinegros que dominaram a arquibancada do Morumbi na decisão do torneio.
Três dias antes, também no estádio do rival, o Timão havia vencido pelo mesmo placar (1 a 0), com gol do polivalente Wilson Mano. E o ex-jogador, que teve duas passagens pelo clube (1986 a 1992 e 1994), descreve o lance do qual participou:
– Eram quatro minutos e meio, mais ou menos, do primeiro tempo. O Raí fez uma falta na ponta esquerda do nosso ataque. O Neto bateu cruzado, eu entrei, atrás do Fabinho, com o joelho para fazer o gol. A partir dali, mudou completamente o panorama da partida – lembra o ex-atleta, que hoje é dono de um posto de gasolina em Bariri (SP) e tem 405 jogos e 34 gols com a camisa alvinegra.
O treinador do Corinthians era Nelsinho Baptista. E Mano lembra um episódio decisivo no triunfo.
– No intervalo da segunda final, o Nelsinho chamou a atenção, deu uma bronca, apontando para a prancheta, que depois ele quebrou: "Isso aqui, agora, não adianta mais nada. Agora é coração!" – recorda.
O Corinthians chegou ao título depois de 25 jogos (12 vitórias, oito empates e cinco derrotas). Grande destaque do time considerado limitado, Neto foi autor de nove gols dos 23 da campanha, sendo cinco após as venenosas cobranças de falta.
A conquista foi ainda mais surpreendente porque o Timão avançou para as quartas de final em oitavo, a última posição classificatória. Eliminou Atlético-MG e Bahia para superar o São Paulo na grande final.
Veja a ficha da partida decisiva:
São Paulo 0x1 Corinthians
SÃO PAULO: Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ivan e Leonardo; Flávio, Bernardo e Raí (Marcelo), Mário Tilico (Zé Teodoro), Eliel e Elivélton T: Telê Santana
CORINTHIANS: Ronaldo, Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Márcio, Wilson Mano e Tupãzinho; Neto (Ezequiel), Fabinho e Mauro (Paulo Sérgio) T: Nelsinho Baptista
GOL: 9' 2ºT> Tupãzinho
CARTÕES: Vermelho W. Mano e Bernardo
JUIZ: Edmundo Lima Filho
RENDA-PUBLICO: Cr$ 106.347.700 / 100.858
ESTÁDIO: Morumbi, São Paulo (SP)
Confira um bate-bola com Wilson Mano
LANCENET!: Como foi o ano de 1990 para você e para o clube?
WILSON MANO: Na realidade, nosso grupo tinha passado por uma renovação em 1989. No Paulista de 1990, tivemos alguns problemas na comissão técnica. Começamos o Brasileiro muito desacreditados. Crescemos com a chegada do Nelsinho.
LNET!: O torcedor o reconhece quando passeia pelas ruas?
W.M.: É muito difícil. Todo mundo tem o seu momento, e o meu já passou, faz parte da história. Não fico triste.
Leia um bate-bola com Nelsinho Baptista, atualmente no Kashiwa Reysol (JAP)
LNET!: Você foi campeão brasileiro em 1990, mas foi rebaixado para a Série B em 2007 com o Corinthians...
NELSINHO BAPTISTA: O rebaixamento tem de ser lembrado também. Lembrar só as coisas boas não é bom. Só as ruins é covardia. Ganhei mais do que perdi no clube.
LNET!: Quais foram os jogos mais importantes?
N.B.: Contra o Atlético-MG (nas quartas de final). Foram jogos muito difíceis. Quando passamos, elevamos muito o moral.
Fonte Lancenet
Primeiro título brasileiro do Corinthians completa 20 anos
09:39
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário