No marketing, Ronaldo e Tevez têm apelos distintos

Se a contratação de Carlitos Tevez vier a ser confirmada pelo Corinthians, as comparações com o último ídolo da torcida serão inevitáveis. Números, importância da passagem e títulos serão confrontados com os de Ronaldo.

Para o marketing do clube, antes mesmo de o negócio com o argentino ser fechado, já é possível diferenciar o retorno que o atacante argentino poderá oferecer ao clube e o que deu o Fenômeno durante os dois anos e dois meses que atuou.

A reportagem do LANCENET! conversou informalmente nesta terça-feira com uma das pessoas ligadas ao presidente Andrés Sanchez, que sintetizou a diferença entre os astros.

– O Ronaldo tem um apelo diante do mercado publicitário que o Tevez não tem. Nem ele nem ninguém. Mas ele já tem uma identificação com a torcida que o Fenômeno precisou conquistar – afirmou um dos responsáveis pelo dia a dia do clube.

– É contratar o Tevez e começar a vender camisa, vender ingresso. Será automático. Em relação ao mercado publicitário, isso terá de ser trabalhado melhor – completou essa pessoa ligada ao presidente do Timão, que prefere não identificar-se.

Em princípio, a contratação de Tevez não teria de ser capitalizada com ajuda do departamento de marketing, algo que possibilitou a passagem de Ronaldo pelo Timão – Fenômeno ficava com 80% dos valores arrecadados com patrocínio do calção e manga. Para o argentino, a fórmula seria outra, com a utilização da cota de televisão que, após 2012, será bem maior pelo acordo com a TV Globo.

– Poucos jogadores mexem tanto com a Fiel como o Tevez. Uma contratação dessa tem dois aspectos: apelo do craque e o apelo da paixão. Eu acho que se trouxermos ele será o grande tsunami do futebol brasileiro – afirmou o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg.

RONALDO NO TIMÃO:

26 MESES: durou a passagem de Ronaldo no Parque São Jorge. Ele ficou de janeiro de 2009 a fevereiro de 2011.

69 JOGOS: disputou o ex-camisa 9 do Timão, que se tornou ídolo da Fiel.

0,50 MÉDIA/GOL: Fenômeno fez 35 gols na passagem pelo clube.

TEVEZ NO TIMÃO

20 MESES: durou a passagem do atual astro do City no Parque São Jorge. Ele ficou de janeiro de 2005 até agosto de 2006.

78 JOGOS: disputou o ex-camisa 10 do Timão.

0,58 MÉDIA/GOL: Tevez marcou 46 gols na passagem pelo clube.

Confira um bate-bola com Luis Paulo Rosenberg, no lançamento do filme '4x Timão: A conquista do Tetra'

'Ronaldo é a esposa desejada. Tevez é a amante que retorna'

LANCENET!: O que pode falar do Carlitos?
Luis Paulo Rosenberg: Você depende do lado (City). O clube fez uma proposta concreta, tem interesse e o nosso objetivo é manter um jogador de alto nível em nosso elenco, padrão Ronaldo.

L!: Identificação seria instantânea?
LPR: Poucos jogadores mexem tanto com a Fiel como o Tevez. Uma contratação dessa tem dois aspectos: o apelo do craque e o apelo da paixão. O marketing não palpita em contratação, parte do futebol. Para nós que temos de viabilizar é um desafio. Se é atleta insosso, é desafio. Se é Tevez, é um tango. Seria o grande tsunami do futebol brasileiro.

L!: O valor (R$ 90 milhões) é compatível?
LPR: Parte desse recurso seria viabilizado com receitas do nosso estádio, que hoje já é uma realidade. Se fôssemos gastar 100 milhões de reais para subir um ginásio haveria contestações, mas se vamos buscar um jogador desse apelo com a torcida acho que estamos fazendo a nossa obrigação. Ele tem um potencial de geração de receita incrível, mas vai dar um trabalho grande para o nosso departamento. Vamos ter de produzir coisas que nunca fizemos. O Ronaldo é a esposa que a gente sempre quis ter. Essa é a uma amante argentina que está voltando, seria muito emocionante.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário