Corinthians luta contra síndrome de Robin Hood no nacional

O rendimento caiu, a gordura acabou e o Flamengo encostou. Em seis jogos, o imbatível Corinthians deu lugar a um time desentrosado e inseguro. Sim, a liderança do Campeonato Brasileiro continua nas mãos do Timão, mas o elenco do técnico Tite precisa abrir os olhos contra o efeito Robin Hood, mítico herói inglês que roubava dos ricos para distribuir aos pobres.

Essa situação está evidente na tabela de classificação da competição nacional. Levando em consideração a posição atual de cada clube, após 16 rodadas, o Corinthians está mesmo “roubando dos ricos para dar aos pobres”. Basta ver que o aproveitamento contra os dez primeiros colocados é bem melhor do que o conquistados contra os dez piores posicionados.

- Nós perdemos pontos para equipes que tínhamos condições de ganhar. Esses jogos fazem falta no final do ano. No ano passado, por exemplo, perdemos o campeonato por apenas três pontos. Não podemos ficar vacilando – falou o goleiro Julio Cesar, lembrando que em 2010 o Timão terminou em terceiro lugar, a um ponto do vice-campeão Cruzeiro e a três do campeão Fluminense.

Vamos às contas. Daqueles que estão na primeira parte da tabela, o Timão só não enfrentou ainda Palmeiras (sexto) e Figueirense (oitavo). Nos jogos que fez, empatou com Flamengo e venceu todos os outros (São Paulo, Vasco, Botafogo, Inter, Fluminense e Coritiba), conquistando um aproveitamento de 90,4%.

O panorama na parte de baixo da tabela é bem diferente. Falta enfrentar apenas o Atlético-MG, 17º colocado e adversário da próxima quarta-feira, às 21h50m, em Ipatinga. Nas outras nove partidas, o Corinthians teve quatro vitórias (Bahia, Grêmio, Atlético-GO e América-MG), três empates (Ceará, Santos e Atlético-PR) e duas derrotas (Cruzeiro e Avaí). Aproveitamento de 55,% dos pontos disputados.

- Todos esperavam que o Corinthians fosse manter o ritmo. Ninguém esperava apenas uma vitória em seis jogos, mas nós no clube sabíamos que manter a média lá do início era difícil. De qualquer maneira, precisamos recuperar o desempenho de time campeão – declarou o camisa 1. Até a primeira derrota, contra o Cruzeiro, o Timão tinha nove vitórias e um empate.

Segundo o técnico Tite, o problema atual do Timão tem sido a falta de regularidade de um tempo para o outro. Muitas vezes a equipe tem apresentado bom futebol na etapa inicial e caído de produção na segunda parte. Mas o comandante faz a ressalva de que mesmo assim a liderança não saiu das mãos alvinegras.

- O Corinthians precisa reencontrar o equilíbrio entre o primeiro e o segundo tempo. Mas temos de lembrar que somos líderes em aproveitamento da primeira até a 16ª rodada. Não importa que os outros perderam pontos e não conseguiram passar. Nós somos líderes desde o começo – opinou o técnico Tite.

Com 34 pontos, o mesmo que o Flamengo, o Corinthians tem a liderança por conta do primeiro critério de desempate: número de vitórias. São dez contra nove.

Fonte Globo.com

0 comentários:

Postar um comentário