Corinthians tenta evitar vexame histórico

Passar pelo Tolima (COL) não apenas garante ao Corinthians a disputa do principal campeonato da temporada, como evita que o clube entre para a história da Copa Libertadores de maneira negativa - equipe de Tite precisa vencer ou empatar com gols nesta quarta-feira, na cidade de Ibagué.

Jamais uma agremiação do nosso país foi eliminada na primeira fase do torneio sul-americano, popularmente chamada de "pré-Libertadores". Até agora, foram oito confrontos mata-mata. E todos terminaram com presença verde e amarela na fase de grupos.

A primeira disputa ocorreu em 2005, com Palmeiras x Tacuary (PAR). O rival corintiano empatou fora de casa (2x2) e confirmou sua vaga no Palestra Itália, ao vencer por 2 x 0. O Alviverde voltou a encarar o mata-mata precoce no ano seguinte , diante do Deportivo Táchira. Vitória em casa por 2 x 0 e confirmação da classificação na Venezuela, com vitória por 4x2. No mesmo ano, outro brasileiro triunfou nesta fase: o Goiás não deu chance ao Deportivo Cuenca, do Equador. Um empate fora de casa (1x1) e uma goleada no Serra Dourada (3x0) bastaram ao Esmeraldino.

Em 2007, mais dois dos nossos representantes confirmaram a supremacia do futebol pentacampeão. O Santos venceu as duas contra o Blooming (BOL) e o Paraná Clube, que não tem qualquer tradição internacional, bateu o Cobreloa (CHI), que já foi até finalista da Copa Libertadores. No ano seguinte, foi a vez do Cruzeiro passar pelo Cerro Porteño. O jogo disputado no Paraguai, aliás, nem chegou a terminar. A violência da torcida local fez o árbitro encerrar o jogo.

Nos últimos dois anos, o Real Potosí (BOL) apareceu no caminho dos brasileiros. Em 2009, o Palmeiras voltou a não dar chance ao azar. Na sequência, novame nte a equipe estrelada de Minas Gerais, que também não teve trabalho para eliminar os bolivianos.

Agora, será a vez do Corinthians honrar o futebol brasileiro diante do Tolima, de Ibagué (COL). OU, de envergonhar o futebol pentacampeonato do mundo...

- O Tolima, nos vencendo, passou por um dos melhores times do Brasil. Nós, se vencermos, não fizemos mais que a obrigação. Muitos pensam assim. Vamos assumir essa responsabilidade - afirmou Roberto Carlos, sem esconder a necessidade do triunfo diante dos colombianos.

Em tempo: a opção da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) pela implantação da primeira fase foi a maneira que a entidade conseguiu para aumentar o número de participantes.

Fonte Lancenet

Um comentário: