Corinthians busca outro recorde com campanha histórica

Restando dois jogos para acabar o primeiro turno do Brasileirão, o Corinthians pode entrar para a história da era dos pontos corridos se confirmar a primeira colocação na rodada derradeira, que será disputada nos dias 27 e 28.

O atual aproveitamento da equipe de Tite (72,5%) já é superior ao melhor da era dos pontos corridos, iniciada em 2003. O feito, até então, pertence ao Grêmio que, em 2008, obteve 71,9% dos pontos disputados na primeira parte da disputa.

Vale lembrar que, como a briga está bastante acirrada com Flamengo, São Paulo e Vasco, seus principais concorrentes ao título simbólico, é possível imaginar que o Corinthians terá de melhorar esse percentual nas últimas rodadas.

Ou seja, para não depender de nenhum resultado rival, a equipe teria de ganhar de Figueirense (sábado, no Pacaembu) e Palmeiras (dia 28, em Presidente Prudente) para confirmar a primeira colocação.

O percentual da equipe, então, pularia para 75,4%. Um número que colocaria Tite, Chicão, Liedson, Danilo & Cia. num patamar ainda mais importante dentro da era dos pontos corridos.

Para se ter uma ideia do que isso significaria, o percentual seria infinitamente superior ao conquistado pela equipe que sagrou-se tetracampeã nacional pelo Corinthians. Em 2005, Tevez, Nilmar & Cia. também foram campeões do primeiro turno, mas com apenas 61,9% dos pontos (a equipe somou 41 em 21 jogos).

Ainda em termos de comparação, basta lembrar o que outros campeões fizeram desde 2003. Na primeira edição por pontos corridos, o Cruzeiro de Luxemburgo alcançou 68,1% dos pontos – terminaria com 100 pontos, pontuação alta alcançada pelo número de jogos (46).

Em 2004, o Santos de Luxa obteve 59,4%. Dois anos depois, o São Paulo de Muricy conquistaria o primeiro turno com 66,6%. Clube e treinador repetiriam o título simbólico, mas com 70,1% dos pontos. Em 2008, o Grêmio alcançou a melhor pontuação (71,9%). No ano seguinte, foi a vez do rival Inter, com 64,9%. No ano passado, o melhor da primeira etapa do BR-10 foi o Fluminense, de Muricy.

– A meta seria 40 pontos, mas poderemos brigar por mais – lembrou Tite, antes da vitória por 3 a 2 contra o Atlético-MG.

Pontuação de 2010 já foi igualada

Com a vitória sobre o Galo, o Timão chegou a 37 pontos no Brasileirão. Faltando ainda dois jogos para terminar o primeiro turno, a equipe já igualou a pontuação final da primeira parte da competição no ano passado.

Em 2010, sob o comando de Adilson Batista, o Timão disputou 19 jogos e chegou aos 37 pontos após golear o Goiás, por 5 a 1, em casa. O Alvinegro terminou o primeiro turno com a segunda melhor pontuação, ficando atrás do Fluminense, que fez 38 pontos nos primeiros 19 jogos.

Na ocasião, o Corinthians ainda vivia os festivos do aniversário de cem anos. O triunfo sobre o Goiás foi uma espécie de chave de ouro para aquela que semana, que teve a presença de mais de cem mil torcedores no Anhangabaú e o anúncio da construção do estádio em Itaquera.

A boa campanha no primeiro turno do Brasileirão do ano passado fez com que a equipe brigasse pelo título até a última rodada, quando foi para Goiânia com a necessidade de vencer, além de torcer para que o Fluminense não conquistasse os três pontos diante do rebaixado Guarani. No final das contas, nada ocorreu. O Timão apenas empatou com os reservas goianos e o Tricolor carioca venceu.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário