Corinthians busca inspiração em Sócrates

Corinthians e Flamengo fazem hoje, a partir das 21h50, no Pacaembu, um dos mais aguardados duelos do Brasileiro. O confronto, que poderá devolver à liderança à equipe de Tite, será marcado por homenagens a Sócrates.

A torcida levará faixas e bandeiras para exaltar sua idolatria a um dos principais personagens da história centenária do Timão. O clube, por sua vez, fará com que todos os jogadores usem a frase #forçamagrão na parte inferior da camisa – é possível ainda que uma mensagem seja colocada no telão do estádio.

A lembrança para Magrão, apelido carinhoso que recebeu de torcedores e ex-companheiros, servirá como inspiração para Chicão, Ralf, Liedson & Cia. Afinal, em um dos duelos mais inesquecíveis entre os dois clubes mais populares do país, ex-camisa 8 foi o protagonista.

Se agora ele passa pelo momento mais complicado de sua vida, Sócrates viveu um dos seus mais felizes naquele Corinthians x Flamengo de 6 de maio de 1984.

Na ocasião, os cariocas vieram ao Morumbi com a vantagem de 2 a 0, obtida na primeira partida, no Maracanã, pelas quartas do Brasileirão. Apoiado por mais de 115 mil torcedores, o Timão conseguiu o que os jornais classificaram no dia seguinte como “milagre”. A goleada impiedosa (4 a 1), teve Sócrates como protagonista, que participou de três gols.

Aquele confronto ficou marcado na história. E não apenas pela recuperação corintiana, mas também pela brincadeira do responsável pelo placar eletrônico do Morumbi, que ironizou os cariocas.

A pressionada equipe de Tite deve ter na participação de Sócrates naquele dia a inspiração necessária para vencer a equipe de Ronaldinho Gaúcho e voltar à liderança. Será dia de ser protagonista, como o camisa 8 foi naquele 6 de maio de 84!

FICHA TÉCNICA


CORINTHIANS 4×1 FLAMENGO
Local: Morumbi, São Paulo
6 de maio de 1984
Público: 115.002 pessoas
Gols: Biro-Biro, Wladimir, Edson e Ataliba (COR) Paulinho contra (FLA)

Corinthians: Carlos, Edson Boaro, Juninho Fonseca, Mauro e Wladimir; Paulinho, Zenom, Biro-Biro e Sócrates (Wagner Basílio); Eduardo Amorim (Ataliba) e Casagrande. Técnico: Jorge Vieira

Flamengo: Fillol, Leandro, Figueiredo, Mozer e Júnior; Bigu, Adílio, Lico (Nunes) e Élder (João Paulo); Edmar e Bebeto. Técnico: Cláudio Garcia .

O JOGO DE 1984

O que valia
Quartas de final do Brasileiro de 1984. O Timão, bicampeão paulista, precisava devolver a derrota para o Flamengo, no jogo de ida, por 2 a 0. Ao fazer 4 a 1, com gols de Biro-Biro (2), Wladimir, Edson e Ataliba, chegou à semi da competição.

Público recorde
Um dos maiores públicos pagantes da história do Timão foi registrado naquele confronto com o Flamengo: 115.002.

Provocação no placar
Quando o jogo estava com o placar definido para o alvinegro paulista, o operador do placar, Emerson Heidi Yto, decidiu provocar os cariocas, colocando os horários da ponte-aérea São Paulo-Rio (8h, 19h, 20h, 21h), sugerindo a volta para a casa. Os rubro-negros não gostaram. Nem o árbitro Arnaldo César Coelho, que pôs na súmula.

Fonte Lancenet

0 comentários:

Postar um comentário